Seguindo a visão Dialético Histórica: "A gagueira é o efeito de uma forma de funcionamento subjetivo singular na produção de fala, derivada de uma imagem estigmatizada de si como falante". Suponho, porque o conhecimento se dá por conjecturas, que a antecipação seja um dos mecanismos para controlar a fala; que o medo é desencadeado pelas lembranças enraizadas de sons/situações que já me causaram vergonha; busco esconder a gagueira, que é a minha vergonha; entro no turbilhão vicioso de não confiança na fala, vários tipos de sofrimento e bloqueios, em que se dá a gagueira. Ou seja, como conseqüências ocorrem os bloqueios.
Isso explicaria por que tenho bloqueios em certas situações e noutras sou totalmente fluente: como conversas com pessoas que não me sinto julgado. Nessas situações como estou completamente relaxado, sem auto-pressão para falar, entro num círculo virtuoso, pois a fluência traz mais fluência, tenho confiança na fala, não tenho medo, assim não há necessidade de antecipar (controlar), mesmo fonemas muito internalizados que tenho uma crença enraizada que gaguejo, eu 'nem lembro' e não gaguejo.
Nessa visão, ansiedade, medo, nervosismo, problemas emocionais e tantas outras descrições são produtos da gagueira e a intensificam.
Por essa visão, suponho que os bloqueios, repetições e prolongamentos de sons são manifestações da gagueira, bem como os movimentos corporais. Assim, tratar as manifestações, como faz a maioria das fonoaudiólogas entendo que não é tratamento adequado e internaliza ainda mais a gagueira no indivíduo. Essas fonoaudiólogas poderiam repensar seus trabalhos. Mesmo que suas intenções sejam boas, “de boas intenções o inferno está cheio”.
Desta forma, o pior da gagueira é qualquer forma de sofrimento: angústia, frustração, amargura, culpa, sentimento de inferioridade, baixa auto-estima, vergonha, constrangimento, embaraço.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Sanderson,
quero apenas fazer um esclarecimento.Na verdade, gagueira não é a auto-imagem de mau falante, mas sim uma consequência dela.
A definição de gagueira segundo Silvia é:
"A gagueira é o efeito de uma forma de funcionamento subjetivo singular na produção de fala, derivada de uma imagem estigmatizada de si como falante".
abraços.
Mariângela, muito obrigado pela correção. Acertei no texto. Adoraria mais comentários seus.
Abraços, Sanderson
Postar um comentário