sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Esforço mental

12/nov: Ontem fiz mais um relato sobre a linha Dialético Histórica e acho que a reafirmei para alguns e mais dois perceberam que pode haver coerência.

Em todas as situações meu objetivo é: gaguejar e não ter qualquer sintoma de sofrimento, em nenhuma de suas formas.

Mas é um esforço mental grande.
Além do esforço mental que eu, gago, tenho para antecipar (controlar a fala), agora faço esforço mental para não antecipar e a todo instante ter pensamentos tais como este: “dane-se se gaguejei, não faço ninguém sofrer com minha gagueira, não devo fazer-me sofrer”.

E sabe o que se dá: tenho ganho cada vez mais confiança na minha fala.
É maravilhoso aceitar que disfluências façam parte da fluência.
Tenho experimentado dias quase sem bloqueios. É fantástico.
Agora já parei de chorar por perceber que tenho capacidade de falar ao telefone, falar meu número de telefone, minha idade, número do apartamento, perguntar qualquer coisa para qualquer pessoa, etc. Mesmo que eu gagueje, sorrio por dentro quando sinto o medo de falar. Antes ele estava aqui e eu não tinha plena consciência. Quero ser íntimo desse sentimento.

Um comentário:

Marcelo disse...

Meu nome é Marcelo e tenho 14 anos ,
comecei a me isolar do mundo por medo do que eles achariam de mim , chego na minha sala de aula e fico calado a tarde toda, quando minhas alguem pergunta o meu nome ou a minha idade , onde eu moro eu não consigo falar
eu choro td dia
não guento mais ..
Por favor me ajude

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira