sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Tratado de Fonoaudiologia

Selecionei partes de Friedman, Sílvia. Gagueira. In. Lopes Filho, Otacílio de C. Tratado de Fonoaudiologia. São Paulo: Roca, 1997:
Conhecida máxima que alguns estudiosos da gagueira enunciaram:
quanto mais se tenta falar bem, menos se consegue fazê-lo.
O que distingue o falante comum do falante que vive a gagueira-sofrimento é, fundamentalmente, a imagem estigmatizada de falante.
Ao aceitar a gagueira rompe-se o círculo vicioso que a sustenta, porque se anula a necessidade de tentar falar bem, isso permite a dissolução das tensões e o desaparecimento dos truques.
Quanto à postura de falante como um todo o paciente se torna capaz de perceber e valorizar a sua fluência. Passa a ser capaz também de brincar com a gagueira, geralmente, gaguejando de propósito em momentos de sua escolha. Com isso deixa de perceber na sua fluência uma ameaça, um sinal de que a qualquer momento sobrevirá a gagueira.
Desfazer rituais para falar bem é sem dúvida uma tarefa difícil, por serem eles automatizados pelo uso, constituindo o padrão peculiar de fala do indivíduo, tanto quanto é automatizado e peculiar o padrão de falar de qualquer um de nós. Para que se possa chegar a desfazê-los é fundamental que o paciente tenha chegado a algum patamar de aceitação da gagueira, sendo capaz de compreendê-la não como um problema de fala, mas como produto de seu comportamento de prevê-la. Sentindo algum grau de aceitação para com a gagueira ele se torna capaz de ver os rituais para falar bem, como parte da gagueira e não como solução viável para ela.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito interessante as suas colocações. Em meus atendimentos tenho percebido isto muito claramente.
Lin Sant'Anna de Aguiar

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira