sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Mensagem ao G8

11/nov: O tratamento da Dra. Silvia: Dialético Histórico, NÃO é para quem quer fluência 100%! Porque isso não existe. Este tratamento é para o gago justamente mudar sua percepção de exigir-se uma fala perfeita. Este tratamento é para o gago deixar de ter qualquer forma de sofrimento, com isto, ganhando mais qualidade de vida. Grosso modo, é um tratamento psicológico voltado à fala, por isso é dado por fonoaudióloga com especialização em Psicologia Social, pois se percebe de forma coerente que o problema da gagueira é psicossocial. Este tratamento é para pessoas que conseguem falar tudo em algum momento: sozinho, quando fala com animais, bebês, pessoas em que se percebe relaxado, em que não se sente julgado. Uma característica dita em uníssono pelos colegas de São Paulo que conversei: “É muito bom!”.

Isso é muito subjetivo, mas suponho que se percebe resultados em qualidade de vida após quatro ou seis meses, isto é, após entender o tratamento. No meu caso, só fui conhecer a Dra. Silvia e a Fga. Renata após entender o tratamento, pois tudo está explicado na Internet e nos livros da Dra. Silvia.

Disseram-me que estou mais confiante em relação à fala após a viagem a São Paulo. Isto não é verdade. Estou mais confiante por causa das percepções em relação à minha fala e porque chutei o balde de um assunto pessoal em setembro. Fui a São Paulo para confirmar se era o que eu estava percebendo. Se não fosse, eu estava convicto de que o tratamento não serviria para mim. Mas a Dra. Silvia deu-me oportunidade para externar o que eu sentia e confirmar minhas novas percepções em relação à minha gagueira.

A gagueira e a solução estão aí em cada um de vocês. Cada um percorrerá o seu próprio caminho. Então por que não faço o tratamento sozinho? Porque posso sair do caminho do tratamento, isto é, posso voltar a seguir velhos hábitos. Por isso, preciso de uma pessoa experiente no tratamento que me recoloque no caminho, quando eu fraquejar.

O tratamento começará para o gago quando aceitar a gagueira. Este tratamento se dá “às avessas”. Quando você se permite gaguejar e se aceita como gago, a fala flui. Quando você luta contra a gagueira, ela será cada vez mais intensa.

Quando apresento o tratamento, percebo que até defensores ferrenhos das causas neurológicas ficam... pensativos.

Nenhum comentário:

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira