sexta-feira, 16 de novembro de 2007

O medo

1a semana/nov: Li certo tanto: História, Psicanálise, Psicologia, alguma coisa de Fisiologia, por curiosidade e assim tentando contextualizar-me em minha contemporaneidade. Li muitos casos de pacientes gagos deixarem o tratamento terapêutico quando o autor (o terapeuta) SUPUNHA que estavam prestes a chegar a algo importante do paciente.
Em outras palavras, SUPONHO entender o porquê dos casos que li, o paciente parou a terapia e o autor, muitas vezes de forma arrogante, deixa a entender que o paciente é um fraco por desistir quando o terapeuta SUPUNHA que resolveriam algo importante. A explicação PODE ser:
- É preciso saber que cada indivíduo é diferente em todos os aspectos, mesmo que todos sejamos semelhantes;
- Mesmo com extremo conhecimento técnico, os terapeutas não tinham muita experiência de vida e de pessoas para entender o paciente;
- As pessoas somos o possível em cada momento;
- Saber como os terapeutas e os indivíduos entendem, subjetivamente, o MEDO.

O medo é bom. É uma defesa natural da estrutura psíquica do indivíduo. Antropologicamente, não fosse o medo, não estaríamos aqui. “O medo é um importante aliado para nos protegermos”, Dra. Roberta Kelly. O medo é um muro que nos protege (e nos protegeu) dos traumas (quando pequenas crianças/adolescentes). Há pessoas que não estão preparadas emocional e psiquicamente para entender e/ou retirar o medo de suas vidas.

Nenhum comentário:

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira