terça-feira, 20 de novembro de 2007

TOC e gagueira?

Moura, muito pertinente seu comentário. Obrigado.
Esse é um pensamento de muitos gagos. Por exemplo, no Orkut há uma comunidade com quase três mil gagos e lá se discute isso. Há gagos que confundem TOC, asma, pesadelo, sexualidade, ser canhoto e muitas outras coisas com gagueira. Penso que fazer terapia é uma ótima opção para auto-conhecimento e assim poder distinguir as coisas. O terapeuta não saberá o que é gagueira nem como tratá-la, mas quando o gago tratar especificamente a gagueira, conseguirá não se confundir com outras coisas.
Suponho que os sons com crenças enraizadas tão comuns no discurso dos gagos são decorrentes de sucessivos traumas em seus históricos sociais, que por sua vez é uma das causas da gagueira. Penso que não são TOC e que os movimentos corporais são decorrentes da tentativa errada de desbloquear as cordas vocais.
Posso continuar a conversar sobre gagueira contigo? Espero seus comentários.
“Diferencie problemas reais de problemas imaginários e elimine-os, porque são pura perda de tempo e ocupam um espaço mental precioso para coisas mais importantes”, Gurdjief

2 comentários:

Anônimo disse...

GOSTARIA DE TER MAIS INFORMAÇÕES SOBRE A GAGUEIRA, PORQUE EU SOU GAGA E NÃO SEI OQUE DEVO FAZER PARA QUE A MINHA FILHA NÃO FIQUE TAMBÉM.pOR FAVOR ME AJUDE. OBRIGADO DESDE JÁ

Anônimo disse...

Algumas vezes eu penso em coisas relacionadas com os meus problemas mas que nao têm nem pes nem cabeça e se calhar nunca vao acontecer, e perco o meu tempo imaginando coisas .. isto e perder tempo.

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira