quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

Gaguejando

Certo colega é, atualmente, a pessoa com quem mais gaguejo. Ele é bacana, mas tem um problema: é inglês. E eu gaguejo muito falando em inglês com ele. Há vários fonemas que tenho dificuldade e daí fico muito mais limitado e com os alertas ligados. Terei que fazer todo um tratamento em inglês :)
Fui selecionado pra ser lecionar no ano que vem, nem sei no que vai dar, depois penso nisso. Mas agora estou precisando mesmo do emprego. Bem, no sábado fui no curso de capacitação (de Pedagogia). Imagina o sufoco! Fiquei a semana inteira preocupado, em como iria apresentar-me
(dizer meu nome, onde iria trabalhar, a disciplina a lecionar, etc), se teria que fazer apresentação de algum assunto, etc. Fui rindo no ônibus, pois se eu gaguejasse muito, o que a coordenadora faria? Ela me tiraria? E pra variar na apresentação fiquei por último, só pra aumentar a agonia. Fiquei naquela: "sou gago mesmo" e minhas mãos não estavam suando nem o coração disparado... e..., fiquei realmente surpreso: apresentei-me sem gaguejar. Não sei o que aconteceu, mas tentei não ficar feliz com isso, logo tentei ficar neutro e prestar atenção na mulher falando.
O curso foi todo criticando os professores que não tem didática. Todos lá eram professores universitários e ótimos fluentes, então um rapaz criticou um professor que teve, excelente técnico, mas segundo ele, ninguém entendia o que falava nem o que escrevia. Ahh não me contive, pedi a palavra e falei que se deve importar com o conteúdo, e quem reclama da forma é que na verdade não entende o conteúdo e que os alunos universitários devem ter iniciativa, que não se deve pegar na mão de todos pra atravessar a rua, mas ensiná-los a atravessar sozinhos. Uns dois discordaram de mim, inclusive a professora do curso... Quis falar da minha gagueira, e que eles falavam aquilo é porque são ótimos fluentes e não entendem as diferenças, mas achei que iria polemizar demais com um asssunto particular...
Depois tivemos que reunir-nos em grupos. Como fui o mais participativo, fui escolhido para falar o assunto pelo grupo. Dá pra acreditar o descaramento deles?! Quando vi aqueles dedos apontando-me, lembrei das quandas vezes fugi das apresentações, então aceitei. Que coisa, mais ansiedade por esperar minha vez pra falar aiai e meu grupo ainda por cima era o último de novo... E todos os representantes dos outros grupos falaram tão bem que foram elogiados pela professora. Ela perguntou se o meu grupo atenderia às expectativas!
Então comecei a falar dizendo que me deram uma imensa responsabilidade e pressão porque os representantes dos outros grupos expressaram-se muito bem. Eu não queria gaguejar, a vergonha daquelas pessoas, então passei a evitar tudo que fosse gaguejar, então minha fala passou a ser patética e em certo momento travei feio... mas continuei... aí um colega do grupo me salvou e começou a falar e depois outro também, então eu também completei e a professora também e foi assim...
Fiquei mal, mas logo pensei: "ahh, sou gago mesmo, deixa pra lá, não posso ficar cobrando-me em ser perfeito ou tão bom quanto os outros". E consegui até o curso acabar. Mas depois fiquei chateado. Só de madrugada é que percebi que eu falara para 20 pessoas... e gaguejando ou não, falara.

3 comentários:

Nayara disse...

Nossa...que experiência hein?!
Você ainda teve a coragem de enfrentar o medo e a vergonha.
Já eu não posso dizer o mesmo...Sou muito frustrada por ser gaga.
Adoro falar, mas infelizmente o medo de ser discriminada e a vergonha de demonstrar meu problema me impedem de ter uma boa comunicação com as pessoa. Eu sou estudante, tenho 15 anos e odeio o meu problema. Sou gaga desde pequena...já passei por muitas coisas na escola... já sofri muitos deboches por isso.
Hoje, procuro me afastar das pessoas o máximo possível...não gosto que saibam que tenho esse problema. Já fiz fono 2 vezes...e todas as vezes ela, a fono, disse que eu não tenho nada na fala...o meu problema é psicológico. Também já fui num psicólogo...ele disse que isso é uma timidez minha e que vai passar...Só que nunca passa! Já faz 3 anos que fui na fono e no psicólogo e nunca sequer melhorou...só piorou.
Sofro com isso todos os dias.
Eu vou passar pela 3ª vez na fono...vamos ver o que ela diz agora.
Eu só preciso falar normalmente...é o meu sonho!

Anônimo disse...

É você foi muito corajoso de enfrentar tudo isso!!
Eu não sei se teria essa mesma coragem que você.Parabéns!!!

Anônimo disse...

Meus parabéns pelo enfrentamento invejável.

tive muitos problemas sociais por conta da gagueira, que também é oscilante em mim. há um tempo atrás fui capaz de condicionar um certo prazer em falar em público, eu era surpreendentemente bom diante de uma plateia , seja qual que fosse, quem me acompanhava nas aulas , se surpreendia quando eu chegava diante de um público. existem muitos momentos em que é crítico, e que muitas vezes a vida não nos dá tempo para que nos preparemos psicologicamente para os tramas que vivemos, por isso talvez acabo me isolando um pouco das pessoas. Mas quando conheço histórias como a sua, acabo ganhando força pra seguir em frente! obrigado por compartilhar.

washington cruz

Clique aqui para entrar no grupo gagueira
Clique para entrar no grupo gagueira